Unidos por um Mundo livre da Pólio
O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é celebrado todos os anos em 24 de outubro e tem como propósito mobilizar a sociedade para a conscientização sobre os riscos da doença, conhecida como pólio ou paralisia infantil. A data também reforça a importância da vacinação como única forma eficaz de proteção e como chave para a erradicação definitiva da enfermidade.
O Rotary International assumiu um papel central na luta pela erradicação da poliomielite. Em 1979 a organização deu início a um projeto pioneiro nas Filipinas, vacinando cerca de 6 milhões de crianças contra a doença. Esse foi o embrião do que mais tarde se tornaria o programa Pólio Plus, lançado oficialmente em 1985 — o primeiro grande esforço de uma organização não governamental para imunizar crianças em escala mundial.
Três anos depois, em 1988, o Rotary foi um dos principais fundadores da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (Global Polio Eradication Initiative – GPEI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o **UNICEF** e o **Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC)**. Posteriormente, a **Fundação Bill & Melinda Gates** também se uniu à causa, ampliando recursos e alcance.
Em 1988, havia cerca de 350 mil casos de pólio por ano em mais de 125 países.
Hoje, os casos foram reduzidos em 99,9%, restando apenas dois países onde a doença ainda é endêmica: Afeganistão e Paquistão.
Mais de 2,5 bilhões de criançasjá foram imunizadas graças aos esforços do Rotary e de seus parceiros.
Pedalando contra à Pólio: Domingo, 26 de outubro
Para lembrar que a poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia permanente, o evento serve para alertar sobre os perigos e destacar a necessidade de manter altas coberturas vacinais.
Também é uma oportunidade para incentivar a vacinação, reforçar o papel da imunização, especialmente nas crianças, como a maior defesa contra o vírus. Recomendando que os clubes da mesma cidade unam esforços para promover este grande evento de Imagem Pública.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa






